sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CONVIDADOS | Doutoramento e Mestrado

PEDRO CALAPEZ
2ª Feira, dia 14 de Dezembro, às 14h30
Na sala do CC da FBAUL (1º piso)

ÂNGELO DE SOUSA
4ª Feira, dia 16 de Dezembro, às 16h
Na Galeria Quadrado Azul, Largo do Stephens.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

AVISO | Alteração de horário

Informa-se que, excepcionalmente, na próxima quarta-feira, dia 25 de Novembro, a sessão de Metodologia da Investigação (Assistente Rui Serra) terá início às 16h00 e a sessão de Temas de Arte Contemporânea (Assistente Carlos Vidal) começará às 17h30.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

2º ano | SEMINÁRIO E TESE - Informações gerais

A.
Alunos do 2º ano em regime normal, admitidos em 2008


1. No regime do Mestrado em Pintura adaptado a Bolonha, o 2º ano do curso é constituído pelo Seminário do 1º semestre (de Orientação), creditado com 15 ECTS, e pela elaboração da Dissertação no 2º semestre, cuja aprovação final confere 45 ECTS.
2. O seminário de Orientação é da exclusiva responsabilidade do orientador – horário, periodicidade, metodologia, etc. Com este deverá ser acordado o modelo da dissertação, teórico-prática ou exclusivamente teórica, bem como todo o processo a respeitar na investigação.
3. O Seminário inicia aquando do ano lectivo do mestrado, ou seja, este ano, a 12 de Outubro.
4. Pressupõe, logo no início, um projecto de dissertação elaborado de acordo com o orientador, a entregar à Coordenação do curso até fim de Novembro (3 a 5 páginas, com título, resumo da intenção de pesquisa ou circunscrição temática, modo de articulação teoria/prática, metodologia, bibliografia, etc. e, muito importante, uma curta nota de anuência do orientador/a).
5. Para efeitos de avaliação e creditação do 1º semestre, no final do mesmo – até 15 de Janeiro - deve ser entregue um Relatório, o qual inclui e desenvolve componentes do projecto de tese, nomeadamente das partes teórica e prática, apresentando o seu modo de articulação ou dependência e os seus descritores particulares, nomeadamente resumo, palavras-chave, introdução, estrutura, bibliografia, metodologia/s, etc. Pode e deve já incluir também fragmentos do trabalho desenvolvido, imagens de obras em curso ou das suas fases, etc.
O Relatório deve ter 5000 a 7000 palavras (entre 15 e 20 páginas), sem os anexos.
6. A avaliação do relatório será feita por um júri constituído pelo Conselho de Mestrado, tendo em conta o parecer do orientador e de um relator a indicar entre os docentes do curso.
A Classificação é atribuída nos mesmos moldes das disciplinas do curso e da própria dissertação: (Recusado ou Aprovado, escalas no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20)
7. O 2º semestre depende apenas do acompanhamento do orientador e da relação com este estabelecida, no respeito da regulamentação em vigor.
8. A extensão das dissertações, segundo decisão da CEPG, obedece aos seguintes parâmetros:
Modelo estritamente teórico – entre 20 000 e 25 000 palavras, acrescidas de anexos, bibliografia, etc. (aprox 60 a 70 páginas)
Modelo teórico-prático – entre 10 000 e 15 000 palavras, acrescidas de anexos, bibliografia, etc. (aprox 30 a 45 páginas)
9. O prazo final para conclusão das dissertações será, a partir deste ano, normalizado para todos os alunos em circunstâncias normais. A data de entrega das dissertações deverá ocorrer durante o mês de Outubro de 2010, devendo a sua apresentação pública e discussão decorrer em regime concentrado em data a indicar com maior precisão posteriormente, no prazo máximo de 90 dias.

B.
Alunos do 2º ano com creditação (cursos de 5 anos), admitidos em 2008

1. São aplicáveis as alíneas de 1 a 9 acima indicadas, com excepção dos prazos previstos.
2. Assim, para efeitos de rápidas avaliação e creditação do 1º semestre do 2º ano, o Relatório deve ser entregue até 2 de Dezembro de 2009.
3. O prazo de entrega da dissertação termina a 19 de Fevereiro de 2010.

C.
Alunos do 2º ano com creditação (cursos de 5 anos) admitidos em 2009

1. São aplicáveis as alíneas de 1 a 9 acima indicadas, com excepção dos prazos previstos.
2. O prazo de entrega do projecto de dissertação é até 16 de Abril de 2010.
3. O Relatório deve ser entregue até 22 de Junho de 2010.
4. O prazo de entrega da dissertação termina no final do 1º semestre de 2010-2011, conforme data a precisar no início desse ano lectivo.

D.
Alunos de anos anteriores com 2ºs anos/dissertações pendentes

1. Poderão realizar as dissertações segundo o modelo anterior durante este ano lectivo, entregando até final de Setembro de 2010.
2. A partir de 2010-2011, transitam para o sistema de Bolonha, à semelhança dos casos acima indicados em B e C, mediante prazos a definir oportunamente.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

PINTURA E PROJECTO | Apresentações

O trabalho nesta disciplina inicia com apresentações individuais a realizar perante a turma, em power point ou outro sistema de apresentação de diapositivos, seguidas de um sucinto comentário pelos dois docentes (Isabel Sabino e Manuel Botelho.
Esta primeira mostra não deve ultrapassar 10 minutos.
Deve servir para dar a entender as linhas fundamentais do trabalho até aqui desenvolvido e pode já aflorar o projecto a desenvolver.
Sugere-se que inclua: imagens expressivas do trabalho (vistas gerais, detalhes, entre 10 e 20 imagens no máximo) , textos curtos referindo eventuais títulos, enquadramento conceptual mediante palavras-chave, referências usadas, etc. bem como indicação de formatos, suportes, técnicas, modos operativos ou processuais, etc.


Atenção ao calendário combinado na 1ª aula, conforme abaixo indicado.

PINTURA E PROJECTO | Sessões iniciais de apresentação de trabalhos

19 Outubro (2ª feira) - 14h

António Lara
Ana Rebordão
Júlio Almas
Roberto Martins
Rafael Fernandes
Fátima Spínola

26 Outubro (2ª feira) - 14h
Meijide Fraga
Ana Matilde Sousa
Cláudia Luz
Ana Carolina Quirino
Patrícia Mendonça
Marta Filipa Almeida

2 Novembro (2ª feira) - 14h
Jorge Catarino
E os ausentes na 1ªaula...ou seja:
Andreia Reis
Bernardete Conte
José Eduardo Rebelo
José Miguel Silva
Maria João Botto

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Magdalena Jetelová | Conferência de abertura do ano lectivo de 2009/2010

Quinta-feira, 8 de Outubro, 19 h, auditório da FBAUL

Magdalena Jetelová virá falar sobre o seu próprio trabalho - "Dislocations".
Artista de renome internacional, tem actualmente no Reservatório da Pariarcal uma obra sua, inscrita no conjunto de conferências e exposições do ciclo "Arte e Natureza" do CIEBA/FBAUL".

Magdalena Jetelová nasceu em Praga (República Checa) em 1946, onde estudou na Academia de Belas Artes, seguindo-se a Academia de Brera em Milão e depois de novo Praga. Em 85, com uma bolsa, mudou-se para Munique. Expôs na Dokumenta 8 de Kassel (1987); depois, além de uma prática artística internacional com grande visibilidade e reconhecimento, tem sido docente sucessivamente em Munique (Academia de Belas Artes), Salzburgo, Dusseldorf e de novo Munique desde 2004.

O seu trabalho pode ser definido, pelas suas próprias palavras, tal como disse há dias no reservatório da Patriarcal durante a montagem do seu trabalho que lá está patente:
“I work with space”.

Assim, a escultura não convencional, por exemplo através de cortes em edifícios, derramamentos de terra ou lama, em instalações de carácter efémero em que participa muito a fotografia, o vídeo e as projecções luminosas com textos, laser por vezes, podem ser meios que utiliza.

Quanto aos temas que directa ou metaforicamente a interessam e a que faz referência, é frequentemente o lugar que serve de mediador, e podemos talvez invocar algumas palavras-chave, como espaço, lugar, história, memória, arquitectura, paisagem.

Por exemplo, em 94-95 realizou o projecto “The Atlantic Wall”, em que cruzava uma leitura de Paul Virilio e as ruínas da Muralha Atlântica, uma série de fortificações e bunkers construídos pelos nazis durante a 2ª guerra mundial como sistema de defesa contra os aliados, desde a Noruega a Espanha.

Outro exemplo, de 96, é “Crossing King’s Cross”, em que Magdalena reflecte sobre as alterações provocadas na paisagem industrial dessa zona de Londres pelo rasgão que foi consequência da construção da nova linha de caminho de ferro de alta velocidade que veio unir as ilhas e o norte de Inglaterra à Europa.


Vejam mais informações em:

http://www.jetelova.de/index2.html

terça-feira, 8 de setembro de 2009

CURSO 2009/2010

Estão abertas as candidaturas até dia 18 de Setembro

(mais informações na página da FBAUL http://www.fba.ul.pt/portal/page?_pageid=401,885879&_dad=portal&_schema=PORTAL)

Tal como nas edições anteriores, o mestrado em Pintura tem como base fundamental o projecto artístico de cada mestrando, a desenvolver e apoiar na disciplina de Pintura e Projecto do 1º ano. As disciplinas e conferências a frequentar devem convergir, tanto quanto possível, para o reforço da base de conhecimentos e fundamentação das opções que conduzirão à dissertação teórica ou teórico-prática, a realizar no 2º ano.

Ver abaixo lista provisória de docentes, artistas e conferencistas convidados e imagens dos ateliers.

IMAGENS | Ateliers do mestrado em trabalho











DOCENTES, ARTISTAS E CONFERENCISTAS 2009/2010 | Lista provisória):

Ana Vidigal
António Guerreiro
Bruno Pacheco
Carlos Vidal
Fernanda Fragateiro
Gabriela Vaz Pinheiro
Hugo Ferrão
Ilídio Salteiro
Isabel Sabino
João Seguro
José Quaresma
Magdalena Jetelova
Manuel Botelho
Maria Augusta Babo
Pedro Calapez
Rui Serra
Ruth Rosengarten
Tomás Maia

terça-feira, 16 de junho de 2009

PINTURA | Avaliações finais - 2º semestre

1. Os trabalhos devem ser preparados antecipadamente para exposição nos espaços do mestrado, de modo informal mas cuidado, de modo a que a avaliação decorra sem dificuldades nem atrasos. Poderá ser apresentado material projectual complementar, devidamente seleccionado. Deve ser também apresentado um portfolio exaustivo com o trabalho desde o início do curso.
2. Todos os alunos devem estar presentes desde a hora prevista para início, assistindo a todas as avaliações e podendo inclusive convidar amigos ou familiares para visitar a exposição de trabalhos.
3. Podem trocar entre si a ordem de apresentação, avisando os docentes desse facto.
4. Em casos excepcionalmente justificados, haverá uma 2ª chamada, na quarta-feira, dia 15 de Julho, às 12 horas.
5. Os alunos cujo aproveitamento no 1º semestre não tiver sido satisfatório, poderão agora apresentar os seus trabalhos, para efeitos de repetição dessa avaliação, de modo a poderem agora concluir a disciplina desse semestre (Pintura e Projecto), sem a qual não lhes será possível prosseguir.

13 JULHO - 9 horas
Tomé Rafael Nogueira Mendes
Sílvia Pires Prudêncio
Sara Coelho Bichão
Rosa Coelho Ramos
Marisa de Fátima Neto Teixeira
Maria Margarida M G Dionisio Mateiro

13 JULHO - 14 horas
Maia Schmidt Horta
Magda Andreia Delgado Fernandes
Joana Filipa Almeida Gomes
André Maurício Jorge Neto
Ana Patrícia Marques Gameiro Sousa
Ana Marisa do Vale Gonçalves
Amália Cardoso Rodrigues

domingo, 10 de maio de 2009

ARTE PÚBLICA NO CHIADO | Actualização

No âmbito do evento "Chiado na Moda" e inseridas no programa de "Projectos de Arte Pública" do Mestrado em Pintura da FBAUL, com fotos a publicar aqui em breve, decorrem várias intervenções de arte pública nos seguintes locais e horas:

Metro / Estação Baixa-Chiado e imediações:

André Neto

Título: Amo-te is not I Love You
13 de Maio

Joana Gomes

Título: Enrodilhar
9 de Maio, 15 horas
11 de Maio,13 horas
13 de Maio,13 horas
15 de Maio,20 horas
16 de Maio,15 horas

Margarida Mateiro

Título: Follow the leader
9 de Maio, 16 horas
11 de Maio,17 horas
13 de Maio,17 horas
15 de Maio,19 horas
16 de Maio,13 horas

Rosa Ramos

Título: Walking Under
13 a 17 de Maio, das 17 às 19 horas

Sara Bichão

Título: omni. box
Local: todo o circuito televisivo da rede do Metro
15 e 16 de Maio

Pedro Vaz
Título:
Natureza Expandida
09 a 17 de Maio

Sílvia Prudêncio

Título: Em branco
(Junto à saída do metro)
14 de Maio (entre as 9 e as 9h 30)

Tomé Mendes

Título: Sem título
(Junto ao gaveto da loja da Bennetton)
13 a 17 de Maio

Basílica de Nossa Senhora dos Mártires:

Amália Cardoso

Título: Reliquia Caelestis
9 a 17 de Maio

Anabela Canas

Título: You are my Fantasy
9 a 17 de Maio

Isabel Ventura

Título: Caminhos de Santiago
12 a 17 de Maio

Largo de S. Carlos:

Filipa Jacob

Título: O lugar do outro
(Tenda em frente ao nº1 do Largo)
13 e 14 de Maio

Marisa Teixeira

Título: Hoje sei apenas gostar de uma nesga de terra
(Frente ao Belcanto)
13 e 14 de Maio

Outros locais do Chiado:

Ana Marisa Gonçalves

Título: Hey Sugar take a Walk in the Wild Side
Local: Painel de 300 cmx250 cm a colocar encostado à parede, ao lado da porta principal da Junta de Freguesia dos Mártires.
13 a 17 de Maio

Gina Martins

Título: Literatura de Varanda
(Duas varandas no Largo da Trindade, nº 12)
Data: de 13 a 17 de Maio

Magda Delgado
Rückefrage
Parede no cimo da Calçada de S. Francisco
11 a 17 de Maio


Largo da Academia de Belas Artes:

Ana Patrícia Sousa
Título: Oh, do not ask "where is it"
(Largo e interior da Faculdade Belas Artes)
12 a 19 de Maio

Maia Horta
Título: Get Yor hands off of me
9 a 17 de Maio

sexta-feira, 24 de abril de 2009

SEMINÁRIO Arte e Feminismo | Ruth Rosengarten

Dias 27, 28, 29 e 30 de Abril - 14h-19h, no Auditório Lagoa Henriques (1º piso, FBAUL)
Nota - das 16h30 em diante, as sessões continuam no espaço do Mestrado, apenas para os alunos do curso.

Ruth Rosengarten - breve apresentação:
Nascida em Israel em 1954, é pintora, historiadora e crítica de arte.
Viveu em Portugal dos anos 80 até 2002, residindo actualmente em Inglaterra. Estudou na Universidade de Witwatersrand em Joanesburgo, África do Sul e é mestre pelo Courtauld Institute de Londres, onde também se doutorou com uma tese sobre Paula Rego, cuja obra analisou em vários textos. Realizou inúmeras exposições colectivas e individuais em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Polónia, Croácia, África do Sul, Brasil, etc. e está representada em várias colecções relevantes, tais como as da Gulbenkian e da Fundação Luso Americana. Tem publicado frequentemente textos sobre arte contemporânea, leccionado e proferido conferências em várias universidades, incluindo na FBAUL, onde tem sido colaboradora convidada nos mestrados de Curadoria e Pintura.

Ruth Rosengarten | Imagens







Ruth Rosengarten, obras das séries Imaginary Homelands, de 2003 (em cima) e One Hundred Days, de 1998 (em baixo)

domingo, 19 de abril de 2009

ARTE PÚBLICA NO CHIADO

Os estudantes do Mestrado de Pintura (*) da FBAUL vão apresentar entre os dias 9 e 17 de Maio deste ano, dezoito projectos de Arte Pública no âmbito do evento Chiado na Moda, que mobilizará um vasto conjunto de instituições e realizações na zona do Chiado de Lisboa.
As propostas dos nossos estudantes apresentam uma grande diversidade de orientações artísticas e estéticas, fazendo uso de dispositivos artísticos tais como: pintura, instalação, vídeo e performance, e ainda, soluções que conjugam vários destes media.

Lista de alunos, projectos e espaços de intervenção:

1. Amália Cardoso - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Reliquia Caelestis
Basílica de Nossa Senhora dos Mártires

2. Anabela Canas - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: You are my Fantasy
Basílica de Nossa Senhora dos Mártires

3. Ana Marisa Gonçalves - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Hey Sugar take a Walk in the Wild Side
Painel a colocar perto da Junta de Freguesia dos Mártires

4. Ana Patrícia Sousa - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Oh, do not ask "where is it"
Largo da Academia de Belas Artes

5. André Neto - Arte Pública / Mestrado em Pintura/FBAUl
Título: Amo-te is not I Love You
Estação de Metro da Baixa-Chiado

6. Filipa Jacob - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Fronteiras de pele
Largo de S.Carlos

7. Gina Martins - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Literatura de Varanda
Largo da Trindade (livraria Mundo do Livro)

8. Isabel Ventura - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Caminhos de santiago
Basílica de Nossa Senhora dos Mártires

9. Joana Gomes - Arte Pública /Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Enrodilhar
Estação de Metro da Baixa-Chiado

10. Magda Delgado - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL

11. Margarida Mateiro - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Follow the leader
Escadinhas do Ferragial

12. Maia Horta - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Get Yor hands off of me
Largo da Academia de Belas Artes

13. Marisa Teixeira - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Hoje sei apenas gostar de uma nesga de terra
Largo de S. Carlos

14. Nuno Sousa Vieira - Arte Pública/FBAUL

15. Rosa Ramos - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Walking Under
Estação de Metro da Baixa-Chiado

16. Sara Bichão - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Into one movie
Estação de metro da Baixa-Chiado

17. Sílvia Prudêncio - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Em branco
Junto à saída do metro Baixa-Chiado

18. Tomé Mendes - Arte Pública/Mestrado em Pintura/FBAUL
Título: Sem título
Espaço público junto à loja da Bennetton

* Iniciativa no âmbito da disciplina Projectos de Arte Pública
Docente responsável: Professor Auxiliar Doutor José Quaresma

terça-feira, 14 de abril de 2009

Projectos de Arte Pública | Aulas com docente convidada

Decorrem já a partir de amanhã - dias 15, 16 e 22 pelas 17h - três aulas leccionadas pela convidada Professora Doutora Gabriela Vaz Pinheiro. Formada em Escultura, doutorou-se em Arte Pública no Chelsea (UK). É docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde dirige o Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público.

segunda-feira, 30 de março de 2009

ARTE E FEMINISMO | Seminário teórico-prático

Datas
27, 28, 29 e 30 de Abril - 14h-19h30
Durante estes dias, todas as aulas do curso são suspensas para possibilitar a frequência deste seminário. Os trabalhos têm diariamente início por uma exposição teórica, dando depois lugar ao visionamento e comentário de trabalhos dos mestrandos mediante inscrição prévia com a coordenadora do mestrado.

Conteúdos
"Nesta curta cadeira, tenciono abordar a história do feminismo na sua relação com as artes plásticas.
1) Introdução. Emergência do feminismo, e posições teóricas.
2) Feminismo no campo cultural: paradigma social, e paradigma psicanálitco: o feminismo da igualdade e o feminismo da diferença. Conceito do patriarcado, conceito do cânone.
3) A anatomia enquanto destino? O sexo enquanto biológico, o género enquanto cultural. A provocação dos conceitos estereotipados dos géneros, e os limites da mesma. O corpo reprodutivo e o corpo produtivo: questões sobre maternidade.
4) Feminismo e arte: primeiras abordagens teóricas, primeiras obras.
5) “O olhar/ the gaze”: conceito chave na abordagem de uma crítica dos pressupostos da pintura pós-renascentista, da fotografia e do cinema.
6) Fotografia: o elo de ligação entre feminismo e o pós-moderno.
7) Performance e o corpo enquanto campo de transformação: o elo de ligação entre feminismo e os discursos de identidade.
8) Feminismo e o alargamento da prática artística.
9) Feminismos globais, ou como é que os discursos artisticos feministas se adequam aos outros discursos de identidade/alteridade.
10) Depois do feminismo: integrando o feminismo, saindo do ‘gueto’."


Ruth Rosengarten (PHD)

segunda-feira, 9 de março de 2009

TEORIAS DA PINTURA CONTEMPORÂNEA | Tópicos programáticos

Disciplina teórica 2º semestre Horário 2ª 14-16h
Docente responsável - Professora Catedrática Isabel Sabino

Tal como o nome indica, o módulo semestral sobre teorias da pintura que agora se inicia e dá sequência ao do 1º semestre tem como finalidade fundamental de reflexão a contemporaneidade e, nesta, um aprofundamento do que a pintura contemporânea apresenta como linhas definidoras principais e pólos de indagação.
Será forçoso, para isso, partir da constatação da perda de protagonismo da pintura na produção artística em detrimento de outras expressões, de uma certa ideia de crise e de resistências sucessivas pautadas por transformações diversas. Assim, inicia-se pela revisão do que caracterizou o aparecimento e evolução dessa crise, desde os séculos XVIII e XIX, instalando um percurso de contradições, rupturas e mudanças. Depois, tendo como pano de fundo privilegiado todo o modernismo e os diversos contextos da produção artística, analisar-se-ão as persistências e mutações da pintura e as suas novas formas de ser, com especial destaque no período entre a segunda metade do século XX e os últimos anos, com enfoque mais demorado nestes.
Metodologicamente, procede-se a uma abordagem que parte de uma leitura transversal da história da pintura, centrada nas teorias da obra pictórica firmadas nas obras mais relevantes dos pintores e nos principais textos de autor, com especial destaque para os textos dos próprios artistas, sempre que possível. Visa-se enfatizar um ponto de vista interno ao próprio processo compositivo/criativo, partindo pois do duplo texto teoria/praxis inerente à produção artística mais relevante, daí derivando para a sua relação com as épocas, movimentos e correntes de ideias em que se inserem ou que motivam.
As abordagens que cada aula privilegia, percorrendo as linhagens fundamentais da criação artística da modernidade e da contemporaneidade de forma essencialmente cronológica, organizam-se sob três grupos temáticos, em que o inicial assume meramente um carácter introdutório (como pode constatar-se na calendarização de sessões previstas mais abaixo discriminadas):

1.
A crise na pintura, indícios remotos; das rupturas dos românticos e dos primórdios da fotografia às vanguardas do princípio do século; a morte da arte e da pintura; crises e mudanças.
2.
Pintura: modos de usar; os movimentos de arte moderna em busca de diferença e identidade; o advento do pós-moderno.
3. A pintura recente, entre a essência e o hibridismo – desmaterialização da arte; novas tecnologias; a visão dos pintores e a pintura estrita; realidade e ideologia.

Teorias da Pintura Contemporânea | Calendarização


Teorias da Pintura Contemporânea | Bibliografia

Indisponível desde 15/4/2009
Docente responsável - Professora Catedrática Isabel Sabino, 2009


PENSAMENTO E OBRA | Tópicos programáticos

Disciplina teórica, 2º semestre, horário 4ª feira - 15-17h
Docente responsável - ProfessorAuxiliar Doutor Tomás Maia

Qual a ideia de obra (artística) que tem predominado no Ocidente? O que é que procuramos na obra de arte que sabemos não encontrar num ser vivo?
A hipótese que esta disciplina pretende apurar ao longo do tempo, resume-se a um enunciado: a ideia de obra (de arte) é a de uma certa criança, infans — aquele que não fala (mas que está sempre na iminência de falar).
Este ano, a hipótese será abordada sob o ângulo inicial (senão mesmo iniciático) da relação entre a arte e o amor. O texto introdutório que iremos ler é O Banquete de Platão.

quinta-feira, 5 de março de 2009

terça-feira, 3 de março de 2009


Amália Cardoso





Magda Delgado






Maia Horta










Sílvia Prudêncio
Rosa Ramos





























Ana Patrícia Sousa

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

HORÁRIO | 2º Semestre

Docentes do 2º semestre:
Pintura – Prof. Cated. Isabel Sabino (2ª), Prof Aux. Manuel Botelho (5ª)
Teorias da Pintura Contemporânea - Prof. Cated. Isabel Sabino (2ª)
Novas Tecnologias Hipermédia – Prof. Assoc. Hugo Ferrão e Assistente Odete Palaré
Pensamento e Obra – Prof. Aux. Tomás Maia
Projectos de Arte Pública – Prof. Aux. José Quaresma e convidados

Notas - Seminário sobre Arte e Feminismo e visionamento de projectos individuais de Pintura com Ruth Rosengarten – 27, 28, 29 e 30 Abril, 14h-19h30: é aberto a todos os alunos e durante essa semana todas as disciplinas previstas ficam suspensas (inscrição prévia até 7 de Março, apenas para efeitos de organização - falar com coordenadora do curso, Prof I Sabino).
Em Projectos de Arte Pública, a calendarização das sessões com convidados será em breve publicada.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Faleceu o Mestre Lagoa


Provavelmente, muitos de vocês já não o conheceram, mas certamente ouviram falar dele, pois foi professor de Desenho e Comunicação Visual de inúmeras gerações de estudantes de Artes Plásticas, Design e Arquitectura que passaram nas Belas Artes de Lisboa, era escultor e fazia programas de televisão. As biografias que a imprensa publica hoje e, certamente, amanhã, podem conviver com esta pequena memória sobre ele: o mestre Lagoa Henriques, para além de ser um professor de Desenho extraordinário, era um brilhante comunicador e um homem de grande cultura, sentido humanístico e sensibilidade, único na sua capacidade de nos despertar para a riqueza espantosa do mundo que nos rodeia e da vida que passa. E tinha sempre um olhar especial para cada um de nós, para nos descobrir diferenças e qualidades, para nos motivar com a sua energia transbordante com uma frase poética, um exemplo de um artista, de um escritor, ou de uma pessoa que, no momento, passava na rua e a quem ele, depois de cumprimentar efusivamente, era capaz de inventar uma história plausível, desenhada a traços largos. Era ele que nos ensinava como, na simplicidade de um traço e no vazio que deixa, pode estar a história de uma vida.
Era bom haver assim muitos mais mestres (caiu em desuso esta palavra, não foi?).
Fica um vazio, fica um vazio entre todos os traços e palavras...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

PINTURA E PROJECTO | Avaliações do 1º semestre

Para os alunos do 1º ano, indica-se abaixo o calendário das avaliações de fim do 1º semestre da disciplina Pintura e Projecto (recorde-se que no dia seguinte, 6ª feira, estão previstas as inscrições no 2º semestre, que por sua vez se inicia logo após o fim de semana).
Em casos excepcionalmente justificados, haverá uma 2ª chamada, na segunda-feira, dia 2 de Março, às 14 horas.

NOTA - Todos os convocados para cada sessão devem comparecer à hora prevista para início, preparando antecipadamente a exposição de trabalhos nos espaços do mestrado, de modo informal mas cuidado, de modo a que a avaliação decorra sem dificuldades nem atrasos.
Poderá ser apresentado material projectual complementar, devidamente seleccionado.

26 Fevereiro - 9 horas
Amália Cardoso Rodrigues
Ana Marisa do Vale Gonçalves
Ana Patrícia Marques Gameiro Sousa
André Maurício Jorge Neto
Joana Filipa Almeida Gomes
Magda Andreia Delgado Fernandes
Maia Schmidt Horta

26 de Fevereiro - 14 horas
Maria Margarida M G Dionisio Mateiro
Marisa de Fátima Neto Teixeira
Rosa Coelho Ramos
Sara Coelho Bichão
Sílvia Pires Prudêncio
Tomé Rafael Nogueira Mendes

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Trabalhos de TRANSTEXTUALIDADES

Entrega até 12 de Fevereiro, 19 horas
No cacifo da Professora ou nas funcionárias do 1º piso

domingo, 4 de janeiro de 2009

ORIENTADORES de dissertações | Lista geral FBAUL

Docentes da FBAUL potenciais orientadores - área científica de Pintura:
Professor Catedrático Joaquim Lima Carvalho - Pintura/Desenho
Professor Catedrático Jorge Vidal - Pintura/Cerâmica
Professora Catedrática Isabel Sabino - Pintura/Artes Plásticas
Professor Associado Hugo Ferrão - Pintura/Ciberarte
Professor Auxiliar Manuel Botelho - Pintura/Artes Plásticas
Professor Auxiliar Ilídio Salteiro - Pintura/Artes Plásticas
Professor Auxiliar Tomás Maia - Pintura/Estética
Professor Auxiliar José Quaresma - Pintura/Estética


Outros docentes potenciais orientadores - outras áreas científicas da FBAUL (a itálico os que já orientaram dissertações de Pintura):
Professor Catedrático José Fernandes Pereira - Ciências de Arte/História de Arte
Professora Catedrática Sílvia Chicó - Teoria da Imagem/Multimédia
Professor Associado Agregado António Matos - Escultura/Artes Plásticas
Professor Associado Agregado António Pedro Ferreira Marques - Desenho/Ensino Artístico
Professor Associado Agregado João Duarte - Escultura/Medalhística
Professora Associada Agregada Maria João Gamito - Teoria da Imagem/Multimédia
Professor Associado Agregado Pedro Saraiva - Desenho
Professor Associado Alípio Pinto - Escultura
Professora Associada Cristina Azevedo Tavares - Ciências de Arte /Arte Moderna
Professor Associado Fernando António Baptista Pereira - Ciências de Arte/Museologia
Professora Associada Luisa Capucho Arruda - Desenho
Professora Associada Margarida Calado - Ciências de Arte/Ensino Artístico
Professora Associada Virginia Fróis - Escultura/Artes Plásticas
Professora Auxiliar Ana Vasconcelos - Design de Equipamento
Professor Auxiliar Artur Ramos - Desenho
Professor Auxiliar Eduardo Duarte - Ciências de Arte
Professor Auxiliar Emílio Vilar - Design de Comunicação/Gestão
Professor Auxiliar Isabel Dâmaso - Design de Equipamento
Professora Auxiliar Isabel Ritto - Anatomia
Professor Auxiliar João Peneda - Ciências de Arte/Estética
Professor Auxiliar João Paulo Queiroz - Teoria da Imagem
Professor Auxiliar Jorge Alves - Design de Equipamento
Professor Auxiliar José Ramos - Teoria de Imagem/Fotografia
Professor Auxiliar Luís Jorge Gonçalves - Ciências de Arte/Arqueologia
Professora Auxiliar Maria João Ortigão - Ciências de Arte
Professor Auxiliar Paulo Parra - Design de Equipamento
Professor Auxiliar Raúl Cunca - Design de Equipamento
Professor Auxiliar Vítor dos Reis - Teoria da Imagem
Professor Auxiliar Convidado Aurelindo Ceia - Design de Comunicação
Professor Auxiliar Convidado Jorge Carvalho - Design de Comunicação
Professor Auxiliar Convidado Fernandes Dias - Antropologia/Curadoria de Arte Contemporânea