segunda-feira, 9 de março de 2009

TEORIAS DA PINTURA CONTEMPORÂNEA | Tópicos programáticos

Disciplina teórica 2º semestre Horário 2ª 14-16h
Docente responsável - Professora Catedrática Isabel Sabino

Tal como o nome indica, o módulo semestral sobre teorias da pintura que agora se inicia e dá sequência ao do 1º semestre tem como finalidade fundamental de reflexão a contemporaneidade e, nesta, um aprofundamento do que a pintura contemporânea apresenta como linhas definidoras principais e pólos de indagação.
Será forçoso, para isso, partir da constatação da perda de protagonismo da pintura na produção artística em detrimento de outras expressões, de uma certa ideia de crise e de resistências sucessivas pautadas por transformações diversas. Assim, inicia-se pela revisão do que caracterizou o aparecimento e evolução dessa crise, desde os séculos XVIII e XIX, instalando um percurso de contradições, rupturas e mudanças. Depois, tendo como pano de fundo privilegiado todo o modernismo e os diversos contextos da produção artística, analisar-se-ão as persistências e mutações da pintura e as suas novas formas de ser, com especial destaque no período entre a segunda metade do século XX e os últimos anos, com enfoque mais demorado nestes.
Metodologicamente, procede-se a uma abordagem que parte de uma leitura transversal da história da pintura, centrada nas teorias da obra pictórica firmadas nas obras mais relevantes dos pintores e nos principais textos de autor, com especial destaque para os textos dos próprios artistas, sempre que possível. Visa-se enfatizar um ponto de vista interno ao próprio processo compositivo/criativo, partindo pois do duplo texto teoria/praxis inerente à produção artística mais relevante, daí derivando para a sua relação com as épocas, movimentos e correntes de ideias em que se inserem ou que motivam.
As abordagens que cada aula privilegia, percorrendo as linhagens fundamentais da criação artística da modernidade e da contemporaneidade de forma essencialmente cronológica, organizam-se sob três grupos temáticos, em que o inicial assume meramente um carácter introdutório (como pode constatar-se na calendarização de sessões previstas mais abaixo discriminadas):

1.
A crise na pintura, indícios remotos; das rupturas dos românticos e dos primórdios da fotografia às vanguardas do princípio do século; a morte da arte e da pintura; crises e mudanças.
2.
Pintura: modos de usar; os movimentos de arte moderna em busca de diferença e identidade; o advento do pós-moderno.
3. A pintura recente, entre a essência e o hibridismo – desmaterialização da arte; novas tecnologias; a visão dos pintores e a pintura estrita; realidade e ideologia.

Sem comentários: