segunda-feira, 30 de março de 2009

ARTE E FEMINISMO | Seminário teórico-prático

Datas
27, 28, 29 e 30 de Abril - 14h-19h30
Durante estes dias, todas as aulas do curso são suspensas para possibilitar a frequência deste seminário. Os trabalhos têm diariamente início por uma exposição teórica, dando depois lugar ao visionamento e comentário de trabalhos dos mestrandos mediante inscrição prévia com a coordenadora do mestrado.

Conteúdos
"Nesta curta cadeira, tenciono abordar a história do feminismo na sua relação com as artes plásticas.
1) Introdução. Emergência do feminismo, e posições teóricas.
2) Feminismo no campo cultural: paradigma social, e paradigma psicanálitco: o feminismo da igualdade e o feminismo da diferença. Conceito do patriarcado, conceito do cânone.
3) A anatomia enquanto destino? O sexo enquanto biológico, o género enquanto cultural. A provocação dos conceitos estereotipados dos géneros, e os limites da mesma. O corpo reprodutivo e o corpo produtivo: questões sobre maternidade.
4) Feminismo e arte: primeiras abordagens teóricas, primeiras obras.
5) “O olhar/ the gaze”: conceito chave na abordagem de uma crítica dos pressupostos da pintura pós-renascentista, da fotografia e do cinema.
6) Fotografia: o elo de ligação entre feminismo e o pós-moderno.
7) Performance e o corpo enquanto campo de transformação: o elo de ligação entre feminismo e os discursos de identidade.
8) Feminismo e o alargamento da prática artística.
9) Feminismos globais, ou como é que os discursos artisticos feministas se adequam aos outros discursos de identidade/alteridade.
10) Depois do feminismo: integrando o feminismo, saindo do ‘gueto’."


Ruth Rosengarten (PHD)

Sem comentários: