quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Teorias da Pintura Contemporânea | programa 2017

Mestrado em Pintura | Teorias da Pintura Contemporânea| 2016-2017
Obrigatória T | 1º semestre | 2h | 6 Ects | Docente Prof Cat Isabel Sabino


Objectivos
Tal como o nome indica, o módulo semestral sobre teorias da pintura que agora se inicia dá sequência ao do 1º semestre e tem agora como finalidade fundamental de reflexão a contemporaneidade e, neste contexto, pretende-se um aprofundamento do que a pintura contemporânea apresenta como linhas definidoras principais e pólos de indagação.
Será forçoso, para isso, partir da constatação da perda de protagonismo da pintura na produção artística em detrimento de outras expressões, de uma certa ideia de crise e de resistências sucessivas pautadas por transformações diversas. Assim, inicia-se pela revisão do que caracterizou o aparecimento e evolução dessa crise, desde os séculos XVIII e XIX e que instalou um percurso de contradições, rupturas e mudanças. Depois, tendo como pano de fundo privilegiado todo o modernismo e os diversos contextos da produção artística, analisar-se-ão as persistências e mutações da pintura e as suas novas formas de ser, com especial destaque no período entre a segunda metade do século XX e os últimos anos, com enfoque mais demorado nestes.

Assim promove-se uma leitura transversal da história da pintura mais recente centrada nas teorias da obra pictórica firmadas nas obras mais relevantes dos pintores e nos principais textos de autor, com especial destaque para os textos dos próprios artistas, sempre que possível. Visa-se enfatizar o ponto de vista interno ao próprio processo compositivo/criativo, partindo pois do duplo texto teoria/praxis inerente à produção artística mais relevante, daí derivando para a sua relação com as épocas, movimentos e correntes de ideias em que se inserem ou que motivam.

Conteúdos
As abordagens privilegiadas em cada aula percorrem as linhagens fundamentais da criação artística da modernidade e da contemporaneidade de uma forma essencialmente cronológica mas que parte da atualidade e a ela regressa constantemente. Os conteúdos organizam-se em três grupos temáticos (o primeiro dos quais assume carácter introdutório) mais discriminados na calendarização prevista de sessões:
1.               
A crise na pintura, indícios remotos; das rupturas dos românticos e dos primórdios da fotografia às vanguardas do princípio do século; a morte da arte e da pintura; crises e mudanças.
2.               
Pintura: modos de usar; os movimentos de arte moderna em busca de diferença e identidade; o advento do pós-moderno.
3.               
A pintura recente, entre a essência e o hibridismo – desmaterialização da arte; novas tecnologias; a visão dos pintores e a pintura estrita; realidade e ideologia.    

 

 

Calendarização prevista
Grupo temático
Aula
Dia
Mês
Sumário

1
15


Fev
Apresentação do programa: objetivos, blocos temáticos e conteúdos, calendarização, metodologia e avaliação, bibliografia.
1
2
22
A Pintura Contemporânea sob o signo da Crise 1:
A destruição do espaço pictórico; clássicos, realistas e românticos.
A morte da arte, a morte da pintura.
2
3
1




Março


A Pintura Contemporânea sob o signo da Crise 2:
A destruição do espaço pictórico; clássicos, realistas e românticos.
A morte da arte, a morte da pintura.
2
4
8
Os movimentos da modernidade e pintura 1
Depois da fotografia:
Impressionismo e fotografia. Pós-Impressionismo, Simbolismo, Fauvismo.
2
5
15
Movimentos da modernidade 2
A revelação da forma:
Cubismo, futurismo, construtivismo e vanguarda russa.
2
6
22

Movimentos da modernidade 3
A libertação do sentido:
Expressionismo. Dada. Surrealismo e scuola metafísica
2
7
29
Movimentos 4
A forma pura:
Neo-plasticismo e abstração I.
3
8
5



     Abril



Contemporâneo 1
Essência e expansão:
Abstração II, minimalismo.


12
Férias da Páscoa

3
9
19
Contemporâneo 1 (cont.)
Abstração contemporânea.
3
10
26
Contemporâneo 2
Irrupção e desmaterialização do real:
Figurações; da arte política à arte conceptual.
3
11
4



Maio
Contemporâneo 3
O campo expandido:
Da arte pós-conceptual: linguagem e corpo; instalação e multimédia
3
12
10
Contemporâneo 4
A Pintura recente -  persistências e hibridismos.
3
13
17
Contemporâneo 5
A Pintura recente – o campo expandido
-
14
24
Apresentação de projetos de trabalhos
-
15
31
Apresentação de projetos de trabalhos


23
Junho
Entrega dos trabalhos


Metodologia e Avaliação
As aulas são essencialmente de carácter expositivo segundo a calendarização prevista, sendo possível deslocar sessões para locais exteriores à faculdade, caso isso se verifique conveniente perante eventos expositivos ou conferências coincidentes.
Para publicação de materiais úteis, informações complementares e algum acompanhamento dos alunos, são disponibilizados um blog e uma caixa de correio electrónico.
A avaliação incide sobre um relatório sobre as aulas assistidas (30%), uma apresentação oral sobre um tema escolhido (20%) e um trabalho final escrito sobre esse mesmo tema (50%).
Este trabalho deve obedecer à formatação comum a todos os mestrados (decisão da CEPG, Nov. 2008), tendo como limite máximo cerca de 3 000 palavras, ou entre 8 e 12 páginas (sem contar anexos, bibliografia, índices, imagens, etc.), aplicando-se metade destes valores ao relatório sobre as aulas.  Ambos serão entregues devidamente identificados em versão impressa (eventualmente dentro da mesma encadernação), com a respectiva versão digital enviada para a caixa de correio da professora.Critérios de avaliação (Parâmetros e pontuação máxima 0-20): qualidade da informação em extensão e profundidade: 6; autonomia reflexiva e/ou carácter de inovação: 2; sentido de adequação ou pertinência da relação com casos escolhidos: 3; potencialidades de investigação subsequente: 2; qualidades de estrutura: 2; redação: 3; e metodológicas: 2.

BibliografiaA presente lista de referências bibliográficas é indicativa, devendo ser completada, conforme cada caso e necessidades detectadas, com outras publicações impressas e/ou on-line, incluindo documentários, entrevistas em vídeo, etc. (a este nível, há informação crescente em sites credíveis, quer de índole universitária ou mais especificamente artísticos).

Geral

AAVV – Arte: Diccionario ilustrado. Pontevedra: Universidad de Vigo, 2012
AAVV - Art: 21: Art in the Twenty-First Century. Vol. 1, 2, 3, 4, 5. New York: Harry N. Abrams, Inc., 2001, 2003, 2005, 2007, 2009
AAVV (Ed. Sam Frascina and Jonathan Harris) - Art in Modern Culture – An Anthology of Critical Texts. London: Phaidon Press / The Open University, 1992
AAVV (Hal Foster, Rosalind Krauss, Yve-Alain Bois, Benjamin Buchloh) -  Art Since 1900: Modernism, Antimodernism and Postmodernism. London: Thames and Hudson Ltd, 2004 
ALBERRO, Alexander and STIMSON, Blake - Conceptual Art – A Critical Antology. Cambridge and London: Mit Press, 2000
ARDENNE, Paul - Art. L’Âge Contemporain. Une Histoire des Arts Plastiques à la Fin du XXe Siècle. Paris : Éditions Du Regard, 1997
ARGAN, Giulio Carlo - L’ Arte Moderna. Firenze: Sansoni, 1986
BARASCH, Moshe - Modern Theories of Art (From Winckelmen to Baudelaire). New York: New York University Press, 1992
BARRO, David - Imagens (Pictures) para uma Representação Contemporânea, Porto: Mimesis, 2003
BAUDELAIRE - Critique d’art. Paris: Gallimard, 1992.
CAUQUELIN, Anne - Les théories de l’art. Paris : PUF, 1998
CHIPP, Herschel B. - Teorias da Arte Moderna. S. Paulo: Martins Fontes, 1999
COTTON, Charlotte - The Photograph as Contemporary Art. London: Thames & Hudson, 2004
FLORES, Laura González - Fotografia y Pintura:¿dos medios diferentes? Barcelona: Gustavo Gilli, 2005
GODFREY, Tony - Painting Today. London/New York: Phaidon, 2009
GAGE, John - Color y Cultura (1993). Madrid: Ediciones Siruela, 1997
GINGERAS, Alison (Ed.)  Cher Peintre, Lieber Maler, Dear Painter. Paris, Wien, Frankfurt: Centre Pompidou, Kunsthalle Wien, Schirn Kunsthalle Frankfurt, 2002-2003
HARRIS, Jonathan - Critical Perspectives on Contemporary Painting. Liverpool: Liverpool University Press, 2003
HARRISON, WOOD, GAIGER (edit.) - Art in Theory 1648-1815. Oxford: Blackwell, 2000
HARRISON & WOOD (edit.) - Art in Theory 1815-1900 (1998). Oxford: Blackwell, 1998.
HARRISON, WOOD, GAIGER (edit.) - Art in Theory 1900-1990 (1992). Oxford: Blackwell, 1998.
HARRISON & WOOD (edit.) - Art in Theory 1900- 2000 Oxford: Blackwell, 2002.
KOCUR, Zoya and LEUNG, Simon (Editors) - Theory in Contemporary Art Since 1985. London: Blackwell Pub., 2004
LICHTENSTEIN, Jacqueline - La Peinture. Paris: Larousse, 1995
MÈREDIEU, Florence de - Histoire Matérielle et Immatérielle de l’Art Moderne. Paris : Larousse, 2004
MOLINA, Juan J G (Coord.) - Las Lecciones de Dibujo. Madrid: Cátedra, 1995
Estatregias del dibujo en el arte contemporáneo. Madrid: Cátedra, 1999
MYERS, Terry R. (Ed.) – Painting. London, Cambridge: Whitechapel Gallery, The Mit Press, 2011
NICKAS, Bob - Painting Abstraction: New Elements in Abstract Painting. London/New York: Phaidon Press, 2009
PANOFSKY, Erwin - Idea: A Evolução do Conceito do Belo. S. Paulo: Martins Fontes, 1994
PERRY, Gill, e WOOD, Paul, (Edit) - Themes in Contemporary Art. New Haven and London: Yale University Press, 2004
PETERSEN, Ann Ring (Ed.) – Contemporary Painting in Context. Copenhagen: Museu Tusculanum Press, University fo Copehnagen, 2010
READ, Herbert - História da Pintura Moderna. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980
RICHARDS, Judith Olch (Edit.) - Inside the Studio: Two Decades of Talks with Artists in New York. New York: Independent Curators International, 2004.
SALDANHA, Nuno - Poéticas da Imagem, A Pintura nas Ideias Estéticas da Idade Moderna. Lisboa: Editorial Caminho, 1995
SCHWABSKY, Barry – Vitamin P. New Perspectives in Painting. London/New York: Phaidon Press, 2002.
SCHWABSKY, Barry – Vitamin P2. New Perspectives in Painting. London/New York: Phaidon Press, 2011.
SIEGEL, Katy - Remote Viewing : Invented Worlds in Recent Painting and Drawing, Whitney Museum of American Art, 2005
SIEGEL, Katy and Tillim, Sidney - Art After Ideology (Critical Voices in Art, Theory & Culture). London: Routledge, 2007
STANGOS, Nikos - Concepts of Modern Art. London: Thames and Hudson, 1981
STILES, Kristine and SELZ, Peter - Theories and Documents on Contemporary Art. A Sourcebook of Artists’ Writings. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1996
STOICHITA, Victor - A Short History of the Shadow. London: Reaktion Books, 1997
STURGIS, Daniel  (Ed.) - The indiscipline of Painting. London. Tate St Ives/ Tate Publishing/Mead Gallery/Warwick Arts Centre, 2011.
TAYLOR, Joshua C. - Nineteenth Century Theories of Art. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1989.
ROBINSON, Hilary, (Edit) - Feminism Art -Theory – An Anthology 1968-2000. Oxford and Massachusetts: Blackwell, 2001.
WALLIS, Brian (Edit) - Art After Modernism. Rethinking Representation. New York and London: The New Museum of Contemporary Art and The Mit Press, 1987.
WALLIS, Brian (Edit) - Blasted Allegories. An Anthology of Writings by Contemporary Artists. New York and London: The New Museum of Contemporary Art and The Mit Press, 1987.
WEINTRAUB, Linda - Making Contemporary Art. How Today’s Artists Think and Work. London: Thames & Hudson, 2003.

Textos de artistas (selecção)

ADAMI, Valerio - Diario del desorden. Murcia: Colegio Oficial de Aparejadores y Arquitectos Técnicos, Libreria Yerba y Caja Murcia, 1994.
AFONSO, Nadir - Universo e o Pensamento. Lisboa: Livros Horizonte, 2000
ALBERS, Josef - La interacción del color. Madrid: Alianza Editorial, 1984
BACON, Francis e SYLVESTER, David - Entrevistas com Francis Bacon, A brutalidade dos fatos.  S. Paulo: Cosac & Naify, 1995
BALL, Hugo - Flight Out of Time. Berkeley: University of California Press, 1996
BALTHUS, JAUNIN - Balthus, Les méditations d’un promeneur solitaire de la peinture (entr. Françoise Jaunin). Lausanne: La Bibliothèque des Arts, 1999
                                    Correspondence amoureuse avec Antoinette de Watteville 1928-1937, Paris : Buchet/Chastel, Pierre Zech éditeur, 2001
BARCELÓ, Miguel - Carnets d’Afrique. Paris : Éditions Gallimard, 2003.
BECKMAN, Max - SelfPortait in words, Collected Writings and Statements, 1903-1950. Chicago: The University of Chicago Press, 1997
BIOULÉS, Vincent - Peindre entre les lignes. Paris: École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 1995
BLAKE, William - Primeiro Livro de Urizen. Lisboa: Assírio & Alvim (1983), 1993
                                    Sete Livros Iluminados. Lisboa: Antígona, 2005
                                    Poemas do Manuscrito Pickering seguidos d’Os portões do Paraíso. Lisboa: Antígona, 1996
BRASSAI, George - Conversas com Picasso. S. Paulo: Cosac & Naify, 2000
BRETON, André - Manifestos do Surrealismo. Lisboa: Moraes Editores, 1969
BROODTHAERS, Marcel - Par Lui-même. Gent: Ludion/Flammarion, 1998
BYARS, James Lee - Letters to Joseph Beuys. Ostfildern: Hatje Cantz, 2000
CAWS, MAry Ann (Ed) - Joseph Cornell. Theater of the Mind. Selected Diaries, Letters and Files, New York and London: Thames & Hudson, 1993.
CÉZANNE, Paul - Correspondência. S. Paulo: Martins Fontes, 1992
COHEN, Arthur A (Ed), The New Art of Colour: The Writings of Robert and Sonia Delaunay. New York: Viking Press, 1978
CONSTABLE, John - Memoirs of John Constable. London: Phaidon Press (1951), 1995.
COURBET, Gustave - Letters of Gustave Courbet. Chicago: The University of Chicago Press, 1992
CUNNINGHAM, Merce - Quatro acontecimentos. Porto: Fundação de Serralves, 1999.
DALI, Salvador - La Vie Secrètre de Salvador Dali. Paris: Gallimard (s/d?)
DALI, Salvador - O Mito Trágico do Angelus de Millet. Lisboa: &etc, 1998
DEGAS, Edgar -  Lettres. Paris: Grasset, 1997
DE KOONING, Elaine - The spirit of abstract expressionism – Selected writings. New York: George Braziller, 1994
DE KOONING, Willem- Écrits et Propos. Paris: École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 1992
DELACROIX, Eugène - Diário (Extractos). Lisboa: Editorial Estampa, 1979.
Journal 1822-1863. Paris: Plon, 1996
DENVIR, Bernard (Ed) - The Impressionists at First Hand. London: Thames & Hudson, 1995
DEZEUZE, Daniel - Textes et Notes, 1967-1988. Paris: École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 1991
DOESBURG, Theo van - Principios del nuevo arte plástico y otros escritos. Murcia: Librería Yerba, 1985.
DOKOUPIL, Jiri Georg, - “Diary Excerpts”, Dokoupil Catalogo. Ostfilden: Cantz, 1996
DORRA, Henri - Symbolist Art Theories. Berkeley: University of California Press, 1995
DUBUFFET, Jean - Escritos sobre Arte. Barcelona : Barral Editores, 1975
Prospectus et tous écrits suivants. Paris: Gallimard, 1967
DUCHAMP, Marcel - Notes. Paris: Flammarion, 1999
Duchamp du signe. Paris: Flammarion (1975), 1994
Affectt. Marcel Duchamp – The selected correspondence of Marcel Duchamp. London: Thames & Hudson, 2000
DUMAS, Marlene - Sweet Nothings. Notes and Texts. London: Tate Publishing, 2015
FÜSSLI, Johann Heinrich - Conférences sur la peinture. Paris: École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 1994
GAUGUIN, Paul - NoaNoa. Lisboa: &etc, 1977
GOYA, Francisco de - A life in letters. London: Pimlico, 2004
GRAHAM, Dan (Ed. Alexander Alberro) - Two Way of Mirror Power, Selected Writings by Dan
Graham and His Art. Cambridge and London: MIT Press, 1999
GREENAWAY, Peter - Flying Out of This World, University of Chicago Press, 1994
HALLEY, Peter - La crise de la géometrie et autres essais 1981-1987. Paris: École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 1998
HARRISON, Charles - Essays on Art & Language. Cambridge and London: Mit Press, 2001
                                    Conceptual Art and Painting. Further Essays on Art & Language. Cambridge and London: Mit Press, 2001
HOPPER, Edward - Scritti, Interviste, Testimonianze. Milano: Abscondita, 2000
HUEKLSENBECK, Richard - Memoirs of a Dada Drummer. Berkeley: University of California Press, 1991
ITTEN, Johannes - L’étude des oeuvres d’art. Paris : Dessain et Tolra, 1990
Le dessin et la forme. Paris: Dessain et Tolra
JOHNS, Jasper - Writings, Sketchbook Notes, Interviews. New York: Museum of Modern Art, 1996
KABAKOV, Ilya - On total installation. Ostfildern: Cantz Verlag, 1995
                                    Public projects or the spirit of a place. Milano: Charta, 2001
KANDINSKY, Wassily - Do espiritual na arte (1912). Lisboa: Publicações D. Quixote, 1999
                                    Ponto, Linha, Plano (1926). Lisboa: Edições 70, 1987
Cursos de la Bauhaus. Madrid: Alianza Editorial, 1983
O futuro da pintura. Lisboa: Edições 70, 1999
KAPROW, Allan - Essays on the Blurring of Art and Life. Berkeley: University of California Press, 1993
KENTRIDGE, William – Six Drawing Lessons. Cambridge/London: Harvard University Press, 2014
KENTRIDGE, William – No it is! Köln: Verlag der Buchhandlung Walther König, 2016
KIRKEBY, Per - Bravura. Paris: École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 1998
KLEE, Paul - Diários. S.Paulo : Martins Fontes, 1990
Théorie de l’art moderne. Paris : Denoel, 1985
KOKOSCHKA, Oskar - Letters 1905-1976. London: Thames & Hudson, 1992
KOSUTH, Joseph - Art After Philosophy and After: Collected Writings, 1966-1990. Cambridge and London: MIT Press, 1993
KRUGER, Barbara-  Remote control. Cambridge and London:  Mit Press, 1999
LÉGER, Fernand - Funções da pintura (1965). Lisboa: Bertrand, s/d
MAGRITTE, René, ROBE-GRILLET, Alain - La Belle Captive. Berkeley: University of California Press, 1995
MARINETTI - O futurismo. Lisboa: Hiena, 1995
MARTIN, Agnes - Writings, Schriften. Ostfilden: Cantz, 1992
MATISSE, Henri - Escritos e reflexões sobre arte. Lisboa: Editora Ulisseia, s/d
MIRÓ, Joan - Écrits et entretiens. Paris : Denoel Lelong Éditeur, 1995
MONDRIAN, Piet - Natural Reality and Abstract Reality. An Essay in Trialogue Form 1919-1920. New York: Ed, George Braziller, 1995
The New Art – The New Life: The Collected Writings of Piet Mondrian. New York: Da Capo Press, 1993
La nueva imagen en la pintura. Murcia: Libreria Yerba, 1993
MORELET, François - Mais comment faire des commentaires. Paris: École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 1999
MOTHERWELL, Robert - The Collected Writings of Robert Motherwell. Oxford and New York: Oxford University Press, 1992
MOTHERWELL, Robert (Ed) - The Dada Painters and Poets, An Anthology. Harvard: Harvard University Press, 1951
NAUMAN, Francis e OBALK, Hector - Affectt Marcel, The Selected Correspondence of Marcel Duchamp. London: Thames & Hudson, 2000
NEGREIROS, Almada - Obras Completas. Lisboa: INCM, 1993
NEWMAN, Barnett - Barnett Newman, Selected Writtings and Interviews. Berkeley: University of California Press, 1992
PASOLINI, Pier Paolo - Écrits sur la Peinture, Éditions Carré, 1997.
PENONE, Giuseppe - Respirer l’ombre. Paris: École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 2000
PICASSO, Pablo - O desejo agarrado pelo rabo. As quatro meninas, & etc, Lisboa, 1975
POLLOCK, Jackson - Interviews, Articles and Reviews, Museum of Modern Art of New York, 1998
POMAR, Júlio – Então e a pintura? Lisboa: D. Quixote, 2002
PROENÇA, Pedro - A Arte ao Microscópio. Lisboa: Fenda, 2000
QUADROS FERREIRA, António - Painéis das Gares marítimas de Lisboa. Análise e recepção da modernidade em Almada Negreiros. Porto: Fundação Eng. António de Almeida, 1994
Entre Florença e Guernica. Porto: Fundação Eng. António de Almeida, 2000
Almada, Alcântara e Óbidos. Porto: Campo das letras, 2002
Discurso directo. Porto: Afrontamento, 2002
REDON, Odilon - À soi-même. Paris : Librairie José Corti, 2000
RICHTER, Gerhard - The Daily Practice of Painting. Writings 1962-1993, Thames & Hudson, London, 1995
ROSE, Barbara - Art as Art, The Selected Writtings of Ad Reinhardt. Berkeley: University of California Press, 1991
ROSLER, Martha - Positiones en el mundo real. Barcelona: Museu d’Art Conpemporani, 2000
ROTHKO, Mark - Scritti. Milano: Abscondita, 2002
                                    The artists’ reality. New Haven and London: Yale University Press, 2004
SABINO, Isabel - A Pintura depois da Pintura. Lisboa: Biblioteca das Artes, FBAUL, 2000
        (Coord.) - Com ou sem tintas. Composição, ainda? Lisboa: Cieba/FBAUL, 2013.
        Como a poeira no ar, e no rastro de uma nuvem. Mapeando a pintura contemporânea. Em José Cirillo e Angela Grando (Org.), Mediações e Enfrentamentos da arte. S. Paulo: Editora Intermeios, 2014, p. 19-36.
        (Coord.) - And Painting? A pintura contemporânea em questão. Lisboa: Cieba/FBAUL, 2014.
SAURA, Antonio - Note book (Memoria del tiempo). Murcia: Colegio Oficial de Aparejadores y Arquitectos Técnicos y Libreria Yerba, 1992
SCHOENBERG, Arnold e KANDINSKY, Wassily - Cartas, quadros y documentos de un encuentro extraordinário. Madrid: Alianza Musica, 1987
SIRONI, Mario - L’art me semble une chose si grande. Paris: École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 1998
SMITHSON, Robert - The Collected Writtings. Berkeley: University of California Press, 1996
SNOW, Michael - Des écrits 1958-2001. Paris: Centre Georges Pompidou et École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 2002
SPERO, Nancy (ed. Roel Arkesteijn) - Codex Spero. Nancy Spero - Selected Writings and Interviews 1950-2008. Amsterdam: Roma Publications & de Appel Arts Centre, 2008
TAPIES, Antoni - La realidad como arte. Murcia: Consejeria de cultura y educatión de la comunidad autónoma, 1989
                                    Memoria personal. Barcelona: Editorial Seix Barral, 1983
                                    A prática da arte. Lisboa: Cotovia, 2002
                                    Barbara Catoir: Conversations with Antoni Tapies. Munich: Prestel, 1991
TUBOL, Raquel - Escritos de Frida Khalo. Lisboa : Quetzal Editores, 2004.
VAN GOGH, Vincent - Lettres à son frèree Théo. Paris: Gallimard, 1988
VIOLA, Bill and VIOLETTE, Robert - Reasons for Knocking at na Empty House, Writings 1973-1994. Cambridge and London: Mit Press, 1995
WAGNER, Richard - A obra de arte do futuro. Lisboa: Antígona, 2003
WARHOL, Andy - Journal. Paris: Bernard Grasset, 1990

WHISTHLER, James - Whistler on art – Selected letters and writings of James McNeil Whistler. Manchester: Carcanet Press, 1994

Sem comentários: