2016-2017 | Curso de Mestrado
em Pintura (FBAUL)
2º ano | Projecto de investigação
O
segundo ano do Mestrado visa a realização de um Projecto de investigação.
No
1º semestre decorre a Unidade Curricular Seminário de projecto de
dissertação. Neste período destacam-se dois momentos: o da designação do
orientador, registo do título, tema e modalidade do mestrado, no final de
Novembro, e a entrega de um relatório dos trabalhos realizados, em Janeiro. O Seminário
de projecto de dissertação é articulado com a UC de Dissertação, que
decorre no 2º semestre, num mesmo objectivo: o da realização do Projecto de
investigação.
2º ano |
Setembro de 2016 – Outubro de 2017 | Projecto de investigação
1º semestre |UC Seminário
de projecto de dissertação (15 ECTS)
Setembro
de 2016 – 13 Janeiro de 2017
Novembro
de 2016: Registo do Projecto de investigação (com a designação do
orientador)
Janeiro
de 2017: Relatório
2º semestre | UC Dissertação
(45 ECTS) – Desenvolvimento e conclusão do “Trabalho de projecto” ou
da “Dissertação” (cf. 2º semestre).
O
segundo ano do Mestrado, realizado com o acompanhamento de um professor que
tomará a função de orientador, é assim iniciado com a construção de uma
proposta de Projecto de investigação.
Toda
a criação plástica tem uma única dimensão teórico/prática, ou seja, todo o
criar inclui necessariamente investigação e é partindo dessa evidência que se
propõe que seja concebido o Projecto de investigação.
Este toma
duas formas que se articulam:
a)
a de um Projecto artístico que culmina na
exposição pública do trabalho
b)
a de um Estudo teórico
Nota:
Existindo a possibilidade de desenvolver um projecto de Mestrado em Pintura que
não inclui uma componente artística, aquele fica reduzido
ao “Estudo teórico” (com a denominação final de “Dissertação”; cf.,
de novo, 2º semestre).
1º
Semestre
Relatório
do Projecto de investigação
O Relatório
do Projecto de investigação servirá para efeitos de avaliação e creditação
do 1º semestre. Consiste na apresentação do Projecto de investigação e
na descrição do trabalho desenvolvido nesse período lectivo.
Indicações
gerais:
Extensão:
5000 a 7000 palavras (entre 15 a 20 páginas), incluindo imagens.
Proposta
de estrutura do relatório:
1)
Título provisório do
Projecto de investigação.
2) Sumário | Breve apresentação da proposta de trabalho: pode incluir a indicação de um tema a desenvolver ou um panorama geral da intenção de pesquisa; o levantamento de uma questão que seja a condutora de um percurso de pensamento; a indicação de palavras-chave que definem uma área de pensamento.
3) Objectivos | Breve enunciação de objectivos de trabalho a realizar, indicação de expectativas e motivações.
4) Metodologia | Descrição de acções de trabalho ou processos metodológicos; Proposta de articulação entre o desenvolvimento do Projecto artístico e um Estudo teórico. Podem ser encontradas diferentes e novas formas de articulação, sendo esta decisão metodológica decisiva da expressão que tomará o Projecto de Investigação – e um momento fulcral do pensamento da sua criação.
5) Circunscrição temática | Definição de uma constelação temática que retrate o projecto artístico através da nomeação de referências eleitas (obras, artistas, teoria da arte, etc.); possibilidade de enquadramento do projecto num percurso pessoal.
6) Descrição Detalhada | Descrição detalhada do Projecto de investigação – apresentando-o e dando conta do trabalho desenvolvido. Caso o Estudo teórico esteja pouco desenvolvido, o aluno pode sobretudo relatar o Projecto artístico em curso, não deixando de ser obrigatório mencionar o “índice de trabalho” daquele Estudo.
2) Sumário | Breve apresentação da proposta de trabalho: pode incluir a indicação de um tema a desenvolver ou um panorama geral da intenção de pesquisa; o levantamento de uma questão que seja a condutora de um percurso de pensamento; a indicação de palavras-chave que definem uma área de pensamento.
3) Objectivos | Breve enunciação de objectivos de trabalho a realizar, indicação de expectativas e motivações.
4) Metodologia | Descrição de acções de trabalho ou processos metodológicos; Proposta de articulação entre o desenvolvimento do Projecto artístico e um Estudo teórico. Podem ser encontradas diferentes e novas formas de articulação, sendo esta decisão metodológica decisiva da expressão que tomará o Projecto de Investigação – e um momento fulcral do pensamento da sua criação.
5) Circunscrição temática | Definição de uma constelação temática que retrate o projecto artístico através da nomeação de referências eleitas (obras, artistas, teoria da arte, etc.); possibilidade de enquadramento do projecto num percurso pessoal.
6) Descrição Detalhada | Descrição detalhada do Projecto de investigação – apresentando-o e dando conta do trabalho desenvolvido. Caso o Estudo teórico esteja pouco desenvolvido, o aluno pode sobretudo relatar o Projecto artístico em curso, não deixando de ser obrigatório mencionar o “índice de trabalho” daquele Estudo.
a) Projecto artístico
Descrição detalhada dos
trabalhos práticos desenvolvidos explicitando a intenção que preside ao
projecto e contemplando a descrição formal dos objectos artísticos (na técnica
utilizada, especificidades formais, processos, etc.), eventualmente recorrendo
a imagens (de obras anteriores, ensaios, esboços...), com a possibilidade de
apresentar o trabalho em diferentes fases de execução.
b) Estudo teórico
Indicação da possibilidade de
um percurso de reflexão escrita através da enunciação de um índice de
trabalho. Este será um guia da pesquisa teórica (aquela que visa informar e
despertar o trabalho artístico). Aqui é enunciado também o modo de documentação
do trabalho prático - com a indicação do lugar que toma, no volume, esta mesma
documentação visual, ou portefólio. Caso já exista, apresentação
do Estudo
teórico já desenvolvido recorrendo, eventualmente, à anexação de texto
escrito (apontamentos registados na prática de atelier; capítulos já
desenvolvidos ou fragmentos; notas de leitura bibliográfica, etc.).
Pode ser incluída na descrição detalhada uma proposta de calendarização de trabalho.
7) Conclusão | Comentário sobre o trabalho realizado com eventual indicação de um percurso de trabalho futuro.
8) Referências | Indicação das referências que definem o projecto (livros, documentos online, revistas, filmes, etc.)
Pode ser incluída na descrição detalhada uma proposta de calendarização de trabalho.
7) Conclusão | Comentário sobre o trabalho realizado com eventual indicação de um percurso de trabalho futuro.
8) Referências | Indicação das referências que definem o projecto (livros, documentos online, revistas, filmes, etc.)
Data
de entrega: 13 de Janeiro de 2017
Projecto
de investigação
O projecto
de investigação é continuado e desenvolvido no decurso do 2º semestre.
O
seu momento final coincide com a exposição pública do trabalho plástico
realizado e a apresentação e defesa – perante um júri eleito - da
investigação.
Extensão do documento escrito
“Trabalho de
Projecto”, que inclui Projecto artístico e Estudo
teórico - entre 15.000 e 25.000
palavras (aproximadamente 45 a 70 páginas), acrescidas de anexos, bibliografia,
etc.
“Dissertação”,
que se confina ao Estudo teórico - entre 20.000 e 30.000 palavras (aproximadamente 60 a 90 páginas),
acrescidas de anexos, bibliografia, etc.
Na construção formal do documento deve ser seguido o Guia
Digital do Mestrado disponibilizado pelos Serviços Académicos.
O
prazo final para entrega do
documento final será definido pelos Serviços Académicos.
ORIENTADORES
Docentes
da FBAUL da Área de Pintura
Prof.ª Catedrática Isabel Sabino – Pintura/Artes
Plásticas/Instalação/Arte Pública
Prof. Associado Hugo Ferrão – Pintura/ Tecnologias artísticas /
Artes digitais/Ciberarte/Instalação/Arte Pública
Prof. Auxiliar Manuel Botelho – Pintura/Artes
Plásticas/Instalação/Arte Pública/Fotografia/Vídeo
Prof. Auxiliar Ilídio Salteiro – Pintura/Artes
Plásticas/Instalação/Arte Pública
Prof. Auxiliar Tomás Maia – Pintura/Artes
Plásticas/Instalação/Arte Pública /Estética/Fotografia/Vídeo
Prof. Auxiliar José Quaresma – Pintura/Artes
Plásticas/Instalação/Arte Pública/Estética
Prof. Auxiliar Carlos Vidal – Pintura/Artes
Plásticas/Instalação/Arte Pública /Fotografia/Vídeo
Prof. Auxiliar Pedro Fortuna – Cerâmica/Artes plásticas e
Tecnologias Artísticas/Arte Pública
Prof. Auxiliar Rui Serra – Pintura/Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública
Prof. Auxiliar João Pais – Pintura/Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública
Prof. Auxiliar Rui Serra – Pintura/Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública
Prof. Auxiliar João Pais – Pintura/Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública
Prof. Auxiliar Miguel Ângelo Rocha - Pintura/Artes
Plásticas/Instalação/Arte Pública
Assistente Convidada Ana Mata – Pintura
É
possível obter a orientação de outros docentes da FBAUL, ou exteriores, bem
como optar por um regime de coorientação, sempre que tal se justifique.
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