terça-feira, 18 de setembro de 2018

TRANSTEXTUALIDADES

PROGRAMA CURRICULAR
COURSE UNIT CONTENT
(2018-19)



1  —   Objetivos de Aprendizagem
Intended learning outcomes 

O pressuposto de base desta unidade curricular assenta na vocação de abertura que, desde a segunda metade do século XX, se acentuou na pintura, sendo disso exemplo a generalização do termo “pintura expandida”. Visa-se assim, fundamentalmente, uma aquisição de conhecimentos que enquadrem teoricamente uma visão transversal da artes e, nestas, da pintura, sob uma perspectiva com ênfase no contemporâneo que toma as inter-contaminações e porosidades entre disciplinas como desafio criativo frequente na teoria e na prática.
Com isso, pretende-se contribuir para potenciar as capacidade de análise, articulação e questionamento crítico dos estudantes nesta temática, sobretudo numa indagação de teor autorreflexivo que, sediada em projetos artísticos individuais cuja contextualização assim se assume mais conscientemente, se pretende diversificar e aprofundar mais tarde na dissertação e/ou investigação subsequente.

The basic assumption of this course is set on the vocation of openness that since the second half of the twentieth century was accentuated in painting, as the generalization of the term "expanded painting" exemplifies. It is thus mainly intended to favour an acquisition of knowledge that theoretically fits a cross view of the arts and, in these, of painting, from a perspective emphasizing contemporaneity that takes inter-contamination and porosities between disciplines such a frequent creative challenge in theory and in practice.
This aims to contribute to enhance the analytical, articulation skills and critical questioning of students in this subject, especially in a self-reflective level of inquiry that, based on individual art projects whose context are thus assumed more consciously, is intended to get diversified and deepen later in the dissertation and / or subsequent research.



2  —   Conteúdos Programáticos
Syllabus 

1. Tópicos para uma teoria do texto em artes (modos textuais, conceitos fundamentais, casos):
a) Texto implícito propriamente dito (o texto literário pré-existente); b) Ekphrasis;c) Nomeação e título;
d) Texto como imagem e relação entre palavra e imagem; e) Travessias – texto subjacente ou intersticial (citação, apropriação, pós-produção); f) Travessias - absorções; contaminações; hibridismos; g) Texto “interno” na imagem ou obra visual:  a interpretação, tecido de cruzamentos; sincretismos, sinestesias.
2. Autonomia e  contaminação: da identidade das artes e do essencialismo modernista até às estratégias de apropriação contemporânea, fusão e hibridismo.
3. Travessias da pintura em diferentes espaços expressivos: literatura, poesia, música, dança, teatro, fotografia, cinema, novos media. Em destaque:a) No palco;b) No écran.
4. Travessias na pintura: a pintura “esponja” e a pintura expandida. 
5. Hibridismo, sincretismo e obra de arte total.

1. Topics for a text theory in arts (textual modes, fundamental concepts, cases):
a) Implicit text (the pre-existing literary text); b) Ekphrasis; c) Naming and title;
d) Text as Image and relationship between word and image; e) Crossings - underlying text or interstitial (quotation, appropriation, post-production); f) Crossings - absorptions; contaminations; hybrids; g) "Internal" text in the picture or visual work: interpretation, cross meaning; syncretism, synaesthesia.
2. Autonomy and contamination: from the identity of the arts and modernist essentialism to the strategies of contemporary appropriation, fusion and hybridism.
3. Crossings of painting in different expressive areas: literature, poetry, music, dance, theatre, photography, film, new media. Highlighting: a) The stage; b) The screen.
4. Crossings in painting: painting as "sponge" and expanded painting.
5. Hybridity, syncretism and total work of art.



3  —   Metodologias de Ensino e Avaliação
Teaching and Evaluation Methodologies

As aulas essencialmente expositivas podem incluir visitas de estudo e convidados quando oportuno, com calendarização facultada no primeiro dia de aulas. Programa, calendarização, avaliação detalhada e outros materiais de informação complementar são publicados no blog da disciplina e a caixa de correio electrónicoi.sabino@belasartes.ulisboa.ptpermite extensão de apoio tutorial.
A avaliação incide na avaliação contínua (20%), periódica (60%) e final (20%) e tem em conta a participação nas aulas e em três momentos: uma apresentação oral do tema a pesquisar, um ensaio sobre esse tema (um caso ou questão que implique conteúdos transversais à pintura e seja relevante para a investigação pessoal) e um relatório final sobre aulas assistidas.
Critérios: pertinência; qualidade da informação(extensão e profundidade); autonomia reflexiva; inovação; potencialidades de investigação subsequente; qualidades de estrutura, redação e metodológicas.

Lectures can include study visits and guests when appropriate, with a schedule provided on the first day of classes. Program, schedule, detailed evaluation system and other information materials are published in the blog of the course and the mail box i.sabino@belasartes.ulisboa.ptallows extension for tutorial support.
Assessment is focused on continuous evaluation (20%), periodical (60%) and final (20%) and considers participation in classes and three moments: a presentation about the issue to research, an essay about the same theme (some case or issue that implies painting transversal syllabus and is relevant for the personal research), and a short report on attended classes.
Criteria: relevance; quality of information (breadth and depth); reflective autonomy; innovation; subsequent research potential; structure, writing qualities and methodological.


4  —   Bibliografia Recomendada
Recommended Bibliography 

Armstrong, P; Lisbon, L; Melville, S. As Painting: Division and Displacement. Cambridge/London: MIT Press, 2001.
Barthes, R.O prazer do textoLisboa: Edições 70, 1987.
Bruno, G. Atlas of Emotion. Journeys in Art, Architecture and Film. London/New York: Verso, 2002.
Francbin, C. La peinture sur d’autres tableaux. Artpress16, 1995.
Grupo mTraité du Signe Visuel. Paris: Seuil, 1992.
Harris, J. (Ed.). Critical Perspectives on Contemporary Painting: Hybridity, Hegemony, Historicism. Liverpool: Liverpool Univ. Press/Tate Liverpool, 2003.
Kabakov, I. The text as the basis of visual expression. Köln: Oktagon, 2000. 
Lista, G. La scène moderne. Enc. mondiale des arts du spectacle dans la seconde moitié du XXe siècle. Paris: Éd Carré, 1997.
Vacche, A. D. Cinema and Painting: How Art Is Used in Film. Austin: Univ. Texas, 1996. 
Weid, J.N.V.Le flux et le fixe. Peinture et musique.Paris: Fayard, 2012.
Welchman, J.C. Invisible Colors – A Visual History of Titles. New Haven/London: Yale Univ. Press, 1997.




INFORMAÇÕES ADICIONAIS



Bibliografia de Consulta 
(alguns títulos sob carácter indicativo, a complementar aula a aula de modo mais ajustado aos conteúdos):
A.A.V.V. - Où est passée la Peinture?.Paris:Art Press / Ed Spécial Hors Série, 1995
A.A.V.V. - Tableaux Vivants – Fantaisies Photographiques, catálogo, Ed. Musée d’Orsay, Paris, 1999.
ARMSTRONG, Philip; LISBON, Laura; MELVILLE, Stephen - As Painting: Division and Displacement. Cambridge/London: The MIT Press, 2001
AUMONT, Jacques - L’Image, Paris: Nathan, 1990
BABO, Maria Augusta - A Escrita do LivroLisboa: Veja, 1993
              - Figurações ou Diálogos da Pintura para a Escrita. Almada: Casa da Cerca, 1997
BARTHES, Roland– O prazer do texto [1973]. Lisboa: Edições 70, 1987
              - A Aventura Semiológica. Lisboa: Edições 70,1987
              - O Grau Zero da Escrita e Elementos de Semiologia. Lisboa: Edições 70, 1981
BELLOUR, Raymond, Cinéma et Peinture. Paris: Presses Universitaires de France, 1990
BLEEKER, Maaike, Visuality in the Theatre. The Lokus of Looking.New York; Palgrave McMillan, 2011
BONFAND, Alain, Le cinema saturé. Essai sur les relations de la peinture et des images en movement. Paris: Vrin, 2007
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin - Film Art: An Introduction. London: McGraw-Hill, 2009
BOURRIAUD, Nicolas – Formes de vie. L’art moderne et l’invention de soi. 2ª ed. Paris: Éditions Denoël, 2003. ISBN 2-207-25501-8 B 25501-1
              - Im Kulturregen : Anwendungen und Anwender Künstlerischer Formen / Under the cultural rain. Uses and users of artistic forms. In HOLLEIN, Max; JØRGENSEN, Jasper N. (Edit), Frequenzen [Hz]/Frequencies [Hz]. Audiovisuelle Räume/ Audio-visual Spaces. Frankfurt: Hatje Cantz Verlag, 2002. ISBN-10: 3775711546 / ISBN-13: 978-3775711548
              - Postproduction. Paris: Les Presses du réel, 2003. ISBN 2-84066-101-2
              - Relational Aesthetics. 2ª ed. Paris: Les Presses du réel, 2002. ISBN 2-84066-060-1
BRYSON, Norman - Vision and Painting: The Logic of the Gaze. London: Mc Millan, 1983
BROUGHER, Kerry - Art and Film since 1945. Los Angeles: Museum of Contemporary Art, 1996
BUCHLOH, Benjamin H. D. - Allegorical Procedures: Appropriation and Montage in Contemporary Artin Artforum, September 1982
              Ready-made, Photography and Painting[1977], inNeo-Avantgarde and the Culture of Industry: Essays on European and American Art from 1955 to 1975. Cambridge and London: Mit Press, 2000
BRUNO, Giuliana – Atlas of Emotion. Journeys in Art, Architecture and Film. London/New
York: Verso, 2002.
CHARBONNIER, Jean-Michel - Tableaux vivants – Des corps en Suspens,revista Beaux Arts nº 179, de Abril de 1999, páginas 94-103.
CROW, Thomas - Modern Art in the Common Culture. New Haven and London: Yale University Press, 1997.
DAMISCH, Hubert - Théorie du Nuage. Paris : Le Seuil, 1972
              - Fenêtre Jaune Cadmium  ou les Dessous de la Peinture. Paris Le Seuil, 1984
DIDI-HUBERMAN, Georges - Devant l’image. Paris : Minuit, 1990
DUVE, Thierry de - Au nom de l’art. Paris : Minuit, 1989
              - Kant after Duchamp. Cambridge, Massachusetts: Mit Press, 1996
              - Nominalisme pictural. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984
FABRIS, Annateresa - Fotografia - Usos e funções no Século XIX. S. Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991.
FOUCAULT, Michel - As palavras e as coisas. Lisboa: Edições 70, 1988
              -This is not a Pipe. London/New York: University of California Press,1983
FRANCBIN, Catherine - La peinture sur d’autres tableaux, em Oú est passée la peinture?, Artpress hors série, nº 16, 1995.
GALLEGO, Julian - El Quadro Dentro Del Quadro. Madrid: Cátedra,1991
GARRONI, Emilio - Projecto de Semiótica: mensagens artisticas y lenguages no verbales. Barcelona: Gustavo Gilli, 1973
GENETTE, Gerard - Discurso da Narrativa. Lisboa: Veja, s/d
GOMBRICH, Ernest - Imagenes Simbólicas. Madrid: Alianza Editorial, 1990
GREENAWAY, Peter - Peter Greenaway, L’illusion et son absenceentrevista por John O’Toole em Oú est passée la peinture, Art Press Hors série nº 16, 1995, pág. 107.
GREENBERG, Clement - Modernist Painting, in The Collected Essays and Criticism, vol.4: Modernism with a Vangeance, 1957-1969, ed. John O’Brien. Chicago: University of Chicago Press, 1993
GROYS, Boris, Ilya Kabakov, The Man Who Flew into Space from his Apartment. London: Afterall Books, 2006
GRUPO m  - Traité du Signe Visuel. Paris: Seuil, 1992
HARRIS, Jonathan (Editor) - Critical Perspectives on Contemporary Painting: Hybridity, Hegemony, Historicism. Liverpool: Liverpool University Press / Tate Liverpool, 2003.
KABAKOV, Ilya - The text as the basis of visual expression. Köln: Oktagon, 2000. ISBN 3-927789-93-3
KOKUR, Zoya and LEUNG, Simon, Theory in Contemporary Art. London: Blackwell Publishing, 2005
KRAUSS, Rosalind - Le Photographique – Pour une théorie des écarts.  Paris : Macula, 1990.
LIPMAN, Jean, and MARSHALL, Richard - Art about art. New York: Dutton Paperback/Whitney Museum of American Art, 1978
LISTA, Giovanni, La scène moderne – Encyclopédie mondiale des arts du spectacle dans la seconde moitié du XXe siècle. Paris : Éditions Carré, 1997
MARIN, Louis - Opacité de la Peinture. Paris: Usher, 1986
MC EVILLEY, Thomas - The Exile’s Return: Toward a Redefinition of Painting for the Post-Modern Era. Cambridge: Cambridge University Press, 1993
PANOFSKY, Erwin - Estudos de Iconologia. Lisboa: Estampa, 1986
              - La Camera di San Paolo du Corrège à Parme. Paris: Hazan, 1996
              - Le Codex Huygens et la Théorie de l’Art de Léonard de Vinci. Paris: Flammarion, 1996
PERRY, Gill, e WOOD, Paul, (Edit) - Themes in Contemporary Art. New Haven and LondonYale University Press, 2004
RICHTER, Gerhard, The Daily Practice of Painting - Writings and Interviews 1962-1993. London: Thames & Hudson / Anthony d’Offay Gallery1995
RIPA, Cesare - Iconologia I e II(2 vol.). Madrid: Akal ,1987
SABINO, Isabel - A Pintura Depois da Pintura. Lisboa: FBAUL, 2000
SAXL, Fritz - La vida delas imagens: studios iconograficos sobre el arte occidental. Madrid: Alianza Editorial,1989
SCHEFER, Jean Louis, Scenographie d’un Tableau. Paris: Le Seuil, 1969
STILES, Kristine; STELZ, Peter (Edit.) - Theories and Documents of Contemporary Art – A Sourcebook of Artists’ Writings. Berkeley, Los Angeles:University of California Press, 1996
STOICHITA, Victor I., L’Instauration du Tableau. Paris: Meridiens/Klincksieck, 1992
VACCHE, Angela Dalle - Cinema and Painting: How Art Is Used in Film. Austin: University of Texas, 1996. 
VON DER WEID, Jean-Noël– Le flux et le fixe. Peinture et musique.Paris: Fayard, 2012
WELCHMAN, John C. - Invisible Colors – A Visual History of Titles. New Haven and London: Yale University Press, 1997
ZUNZUNEGUI, Santos, O Pensar da Imagem. Madrid: Cátedra, 1989


Mais informação sobre avaliação

a)     Avaliação contínua  (20%) - incide sobre a participação nas aulas;
b)     Avaliação periódica (60%):
·        a 1ª (20%) considera uma apresentação oral do tema a pesquisar, referindo possíveis título provisório, sinopse com objectivos, descrição genérica ereferências, e sem durar mais do que 5 minutos (lista previamente elaborada);

·        a 2ª (40%) incide sobre um ensaio escrito sobre esse tema - um caso ou questão que implique conteúdos transversais a pintura e seja relevante para a investigação pessoal; o ensaio pode ter entre 8 a 12 páginas (não ultrapassar 3000 palavras), acrescidas de bibliografia e possíveis anexos.
c)      Avaliação final (20%) – consta de um relatório final (máximo 5 páginas) sobre aulas assistidas.

Datas: 
1ª avaliação periódica (apresentação oral): 7 de novembro.
2ª avaliação periódica (ensaio escrito): entrega em versões impressa e digital até 19 de dezembro.
Avaliação final (relatório): entrega até à data marcada pelos serviços académicos.
















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