1.
O 2º ano do mestrado em Pintura visa o desenvolvimento de um trabalho de investigação concretizado na elaboração da dissertação teórica ou teórico-prática.
2.
Formalmente, o 2º ano do curso é constituído pelo Seminário de Orientação no 1º semestre, creditado com 15 ECTS, e pela elaboração da Dissertação no 2º semestre, cuja aprovação final confere 45 ECTS.
3.
O seminário de Orientação é da exclusiva responsabilidade do orientador – horário, periodicidade, metodologia, etc. Com este deverá ser acordado o modelo da dissertação, teórico-prática ou exclusivamente teórica, bem como todo o processo a respeitar na investigação.
4.
O Seminário inicia aquando do ano letivo do mestrado, ou seja, em 2011-2012, a 3 de outubro de 2011.
5.
Todos os textos são apresentados segundo o novo acordo ortográfico, de acordo com as exigências oficiais a partir de janeiro de 2012.
6.
O seminário do 2º ano pressupõe, logo no início, um projeto de dissertação elaborado de acordo com o orientador, a entregar à coordenação do curso até fim de novembro. Indicações para o projeto:
• 3 a 5 páginas;
• título provisório;
• resumo da intenção de pesquisa ou circunscrição temática;
• 5 palavras-chave;
• índice/estrutura provisória;
• modo de articulação teoria/prática;
• metodologia/calendarização;
• bibliografia/referências, etc.;
• Imagem/imagens de trabalho artístico já iniciado (opcional);
• curta nota de anuência do orientador/a.
7.
Para efeitos de avaliação e creditação do 1º semestre, no final do mesmo – até 27 de janeiro - deve ser entregue um relatório sobre as atividades desenvolvidas.
Requisitos do relatório:
• 5000 a 7000 palavras (entre 15 e 20 páginas), sem os anexos;
• Inclui o projeto de dissertação em versão tão estabilizada quanto possível;
• Desenvolve a explicação do modo de articulação ou dependência das partes que compõem a dissertação, bem como os seus descritores particulares, nomeadamente resumo, palavras-chave, introdução, estrutura, bibliografia, metodologia/s, etc, já previsto no projeto;
• Pode apresentar componentes ou fragmentos da dissertação ou da investigação em curso, nomeadamente das partes teórica e prática, com possíveis imagens de obras em curso ou das suas fases, etc.
8.
A avaliação do relatório será feita por um júri constituído pelo Conselho de Mestrado, tendo em conta o parecer do orientador e de um relator a indicar entre os docentes do curso.
A avaliação tem em conta: a qualidade do projeto geral (teoria e prática), expressa nos aspetos conceptual e formal da produção artística, na pertinência do tema em relação com a área de pintura, a contemporaneidade e o próprio projeto artístico, na sua definição de objetivos, na estrutura, na informação em extensão e profundidade, na inovação e potencialidades de investigação posterior, no empenhamento e qualidades metodológicas e da escrita, na bibliografia e referências.
A classificação é atribuída nos mesmos moldes das disciplinas do curso e da própria dissertação: Recusado ou Aprovado, com escalas de classificação no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20.
9.
O 2º semestre depende apenas do acompanhamento do orientador e da relação com este estabelecida, no respeito da regulamentação em vigor.
10.
A extensão das dissertações, segundo decisão da CEPG, obedece aos seguintes parâmetros:
Modelo estritamente teórico – entre 20 000 e 25 000 palavras, acrescidas de anexos, bibliografia, etc. (aprox 60 a 70 páginas);
Modelo teórico-prático – entre 10 000 e 15 000 palavras, acrescidas de anexos, bibliografia, etc. (aprox 30 a 45 páginas).
11.
O prazo final para conclusão das dissertações será definido pelos serviços académicos (tem sido habitualmente 15 de outubro, com hipóteses de um mês de prorrogação mediante requerimento com anuência do orientador até 15 de novembro).
Devem ser também consultadas nos mesmos serviços as condições de formatação, número de exemplares e prazo definitivo de entrega.
ORIENTADORES de dissertações Docentes da FBAUL Área de Pintura
Prof Catedrática Isabel Sabino – Pintura/Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública
Prof Associado Hugo Ferrão – Pintura/ Artes Plásticas/Ciberarte/Instalação/Arte Pública
Prof Auxiliar Manuel Botelho – Pintura/Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública
Prof Auxiliar Ilídio Salteiro – Pintura/Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública
Prof Auxiliar Tomás Maia – Pintura/ Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública /Estética
Prof Auxiliar José Quaresma – Pintura/ Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública/Estética
Prof Auxiliar Carlos Vidal – Pintura/Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública
(são também possíveis orientações de outros docentes da FBAUL ou exteriores, conforme o caso, bem como em regime de coorientação, sempre que tal se justifique)
terça-feira, 4 de outubro de 2011
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