domingo, 5 de outubro de 2008

Disciplinas do curso | tópicos e docentes

Pintura e projecto
Obrigatória TP 1º semestre 6h 9 Ects Docentes Prof Cat Isabel Sabino , Prof Aux Manuel Botelho, convidados *
Disciplina que forma uma unidade global repartida entre dois semestres com a disciplina seguinte (Pintura), constitui a aposta central do curso, proporcionando apoio ao desenvolvimento de um projecto artístico pessoal de nível pós-graduado.
A orientação, a cargo de docentes fixos (Isabel Sabino, Manuel Botelho), funciona inicialmente em regime de seminário conjunto, remetendo o trabalho de apresentação e discussão colectiva para o desenvolvimento individualizado. Podem ser incluídas visitas de outros docentes e artistas convidados, bem como a frequência de seminários e/ou workshops.

Pintura
Obrigatória TP 2º semestre 6h 12 Ects Docentes Prof Cat Isabel Sabino e Prof Aux Manuel Botelho, convidados *
Em sequência coerente com a anterior (Pintura e Projecto), processa-se de modo mais individualizado (regime tutorial) e visa o desenvolvimento do trabalho antes estruturado, numa perspectiva maleável do projecto e do gradual aumento do entrosamento das vertentes prática e teórica do mesmo.

Teorias da pintura
Obrigatória T 1º semestre 2h 6 Ects Docente Prof Assoc Fernando António Baptista Pereira
Abordagem de teorias artísticas e da obra pictórica a partir de textos de autor com destaque para textos de artistas até meados do séc. XIX.

Teorias da pintura contemporânea
Obrigatória T 2º semestre 2h 6 Ects Docente Prof Cat Isabel Sabino
Na sequência de Teorias da Pintura do semestre anterior, incide sobre o período moderno e contemporâneo (séc. XX e XXI).

Metodologia da investigação
Obrigatória T 1º semestre 1,5h 3 Ects Docente Prof Assoc Margarida Calado
Disciplina para a orientação nas metodologias específicas das ciências humanas e outras complementares, com vista à elaboração da dissertação (escolha do tema, organização da pesquisa e da escrita, fichas, notas, bibliografias, elementos visuais, etc).

Temas de arte contemporânea
Optativa T 1º semestre 2h 6 Ects Docentes Prof Carlos Vidal, Prof Leonor Nazaré, outros convidados *
Aborda a contemporaneidade artística segundo prismas correspondentes a núcleos temáticos a cargo de diferentes docentes. Em reformulação os núcleos do programa da edição anterior, que eram os seguintes: 1 - A Fotografia, o Readymade e o Estatuto do Objecto. 2 - Autor e Sujeito. 3 - Sexualidades: O Corpo no contexto do Pós-moderno e do 'pós-humano'. 4 - O espaço total e os fragmentos do espaço. 5 - Luz e escuro, visão e cegueira. 6 - Do local ao global: hibridismo e multiplicidade cultural.

Transtextualidades
Optativa T 1º semestre 2h 6 Ects Docentes Prof Cat Isabel Sabino, Prof António Guerreiro, Prof Delfim Sardo, outros convidados*
A criação artística e a obra inseridas numa noção geral de texto. A obra total. Discurso e contaminações. Relações da imagem, da obra plástica ou da pintura com outras linguagens ou universos expressivos – literatura, música, dança, cinema, fotografia, etc.

Novas tecnologias artísticas
Optativa TP 1º semestre 4h 6 Ects Docentes Prof Aux Ilídio Salteiro, outros convidados*
Da noção de novo em tecnologias artísticas a casos concretos de operatividades contemporâneas – processos artesanais e industriais no atelier e no espaço público. As tecnologias digitais - formação complementar.

Novas tecnologias e hipermédia
Optativa TP 2 º semestre 4h 6 Ects Docentes Prof Assoc Hugo Ferrão, Prof Odete Palaré
Em articulação com Novas tecnologias artísticas, do semestre anterior, parte da noção de hipertexto e da sua relação com as tecnologias digitais para um desenvolvimento operativo nestas, na perspectiva da sociedade em rede.

Projectos de arte pública
Optativa TP 2 º semestre 4h 6 Ects Docentes Prof Cat Isabel Sabino, Prof Aux Gabriela Vaz Pinheiro (FBAUP), outros convidados*
O espaço público. Noções de arte pública, do monumento ao efémero. Casos. Projecto e integração da obra plástica.

Pensamento e obra
Optativa T 2 º semestre 4h 6 Ects Docentes Prof Assoc Maria Augusta Babo (UNL), Prof Aux Tomás Maia
Da noção geral de texto abordada em Transtextualidades para a dimensão estética da criação artística (tópicos a desenvolver oportunamente).

* Outros convidados confirmados (até 5 Outubro 2008)
Ana Cardoso, Ana Vidigal, André Gomes, Bruno Pacheco, Fernanda Fragateiro, João Seguro, Pedro Calapez, Rui Sanches, Ruth Rosengarten.

Sem comentários: