terça-feira, 30 de outubro de 2012

Conferência | Łukasz M. Sadowski


Quarta, 31 outubro, 14h30, Auditório Lagoa Henriques
ARTISTIC TRADITIONS (PAINTING AND GRAPHIC ARTS) IN LODZ AND IN STRZEMINSKI ACADEMY OF FINE ART IN LODZ
Łukasz M. Sadowski
Head of the Institute of Art Theory and History at the Strzemiński Academy of Art Łódź.

1992-97 study at the Department of Art History, University of Łódź. 1998-2004 PhD study at the Faculty of Historic and Social Science, Cardinal Stefan Wyszyński University in Warsaw, doctoral thesis under the guidance of Prof. Zbigniew Bania. 1999-2001 lecturer at the Department of Art History, University of Łódź and the Institute of Architecture and Urban Design, Technical University of Łódź. Since 2009 lecturer at the Strzemiński Academy of Art Łódź – history of art, history of modern art, history of printmaking. 2009 scholarship of the Polish Academy of Sciences and the Chinese Academy of Social Sciences in Beijing and Harbin. Science Council Secretary at the Institute of World Art Studies, Vice-President of its Łódź Office. Member of the Art Historians Society and the Ancient Hue and Weapon Society.

Currently researching on the issue of cultural relations between Far East (China, Japan) and Europe or United States in the 19th and 20th centuries. Participant of numerous scientific conferences in Poland and abroad. Articles in Polish, English, Russian and Chinese (translated). Several stays in Asia (mainly Far East), travels through North and South America, Africa and Oceania. Guest lectures at the University of Tartu (Estonia) and the University of Art and Design Cluj-Napoca (Romania).

Author of two books on architecture of residences of Polish aristocracy. 
Constructor of polymer clay architectural models.
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Conferência | Julie Brook

Hoje, 10 outubro, auditório Lagoa Henriques, 15h.
Mais informação em http://juliebrook.typepad.com

Julie Brook 2008 Sand Drawing 2  - Deserto da Líbia 

Julie Brook 2008 Gesso Drawing 1, 5 Blue Lines  - Deserto da Líbia

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


2º ano 2012-2013| SEMINÁRIO E TESE - Informações gerais


1.
O 2º ano do mestrado em Pintura visa o desenvolvimento de um trabalho de investigação concretizado na elaboração da dissertação teórica ou teórico-prática.

2.
Formalmente, o 2º ano do curso é constituído pelo Seminário de Orientação no 1º semestre, creditado com 15 ECTS, e pela elaboração da Dissertação no 2º semestre, cuja aprovação final confere 45 ECTS.

3.
O seminário de Orientação é da exclusiva responsabilidade do orientador – horário, periodicidade, metodologia, etc. Com este deverá ser acordado o modelo da dissertação, teórico-prática ou exclusivamente teórica, bem como todo o processo a respeitar na investigação.

4.
O Seminário inicia aquando do ano letivo do mestrado, ou seja, em 2012-2013, a 1 de outubro de 2012.

5.
Todos os textos são apresentados segundo o novo acordo ortográfico, de acordo com as exigências oficiais a partir de janeiro de 2012.

6.
O seminário do 2º ano pressupõe, logo no início, um projeto de dissertação elaborado de acordo com o orientador, a entregar à coordenação do curso até fim de novembro. Indicações para o projeto:
• 3 a 5 páginas;
• título provisório;
• resumo da intenção de pesquisa ou circunscrição temática;
• 5 palavras-chave;
• índice/estrutura provisória;
• modo de articulação teoria/prática;
• metodologia/calendarização;
• bibliografia/referências, etc.;
• Imagem/imagens de trabalho artístico já iniciado (opcional);
• curta nota de anuência do orientador/a.

7.
Para efeitos de avaliação e creditação do 1º semestre, no final do mesmo – até 1 de fevereiro de 2013 - deve ser entregue um relatório sobre as atividades desenvolvidas.
Requisitos do relatório:
• 5000 a 7000 palavras (entre 15 e 20 páginas), sem os anexos;
• Inclui o projeto de dissertação em versão tão estabilizada quanto possível;
• Desenvolve a explicação do modo de articulação ou dependência das partes que compõem a dissertação, bem como os seus descritores particulares, nomeadamente resumo, palavras-chave, introdução, estrutura, bibliografia, metodologia/s, etc, já previsto no projeto;
• Pode apresentar componentes ou fragmentos da dissertação ou da investigação em curso, nomeadamente das partes teórica e prática, com possíveis imagens de obras em curso ou das suas fases, etc.

8.
A avaliação do relatório será feita por um júri constituído pelo Conselho de Mestrado, tendo em conta o parecer do orientador e de um relator a indicar entre os docentes do curso.
A avaliação tem em conta: a qualidade do projeto geral (teoria e prática), expressa nos aspetos conceptual e formal da produção artística, na pertinência do tema em relação com a área de pintura, a contemporaneidade e o próprio projeto artístico, na sua definição de objetivos, na estrutura, na informação em extensão e profundidade, na inovação e potencialidades de investigação posterior, no empenhamento e qualidades metodológicas e da escrita, na bibliografia e referências.
A classificação é atribuída nos mesmos moldes das disciplinas do curso e da própria dissertação: Recusado ou Aprovado, com escalas de classificação no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20.

9.
O 2º semestre depende apenas do acompanhamento do orientador e da relação com este estabelecida, no respeito da regulamentação em vigor.

10.
A extensão das dissertações, segundo decisão da CEPG, obedece aos seguintes parâmetros:
Modelo estritamente teórico – entre 20 000 e 25 000 palavras, acrescidas de anexos, bibliografia, etc. (aprox 60 a 70 páginas);
Modelo teórico-prático – entre 10 000 e 15 000 palavras, acrescidas de anexos, bibliografia, etc. (aprox 30 a 45 páginas).

11.
O prazo final para conclusão das dissertações será definido pelos serviços académicos.
Devem ser também consultadas nos mesmos serviços as condições de formatação, número de exemplares e prazo definitivo de entrega.

ORIENTADORES de dissertações Docentes da FBAUL Área de PinturaProf Catedrática Isabel Sabino – Pintura/Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública
Prof Associado Hugo Ferrão – Pintura/ Artes Plásticas/Ciberarte/Instalação/Arte Pública
Prof Auxiliar Manuel Botelho – Pintura/Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública
Prof Auxiliar Ilídio Salteiro – Pintura/Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública
Prof Auxiliar Tomás Maia – Pintura/ Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública /Estética
Prof Auxiliar José Quaresma – Pintura/ Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública/Estética
Prof Auxiliar Carlos Vidal – Pintura/Artes Plásticas/Instalação/Arte Pública

(são também possíveis orientações de outros docentes da FBAUL ou exteriores, conforme o caso, bem como em regime de coorientação, sempre que tal se justifique)